english | português | español

Utilizando Agentes no Suporte à Avaliação Informal no Ambiente de Instrução Baseada na Web - AulaNet

Menezes, R.; Fuks, H.; Garcia, A.C.B. Utilizando Agentes no Suporte à Avaliação Informal no Ambiente de Instrução Baseada na Web - AulaNet. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação . Fortaleza: SBC, 1998.

Temas: CSCL, Desenvolvimento de Sistemas, Web

DocumentoDocumento

Abstract: Em ambientes tradicionais de ensino, o processo de avaliação realizado pelos professores com relação aos seus alunos não se restringe à utilização de métodos formais, tais como provas e exercícios. Eles se utilizam de um conjunto de métodos informais, decorrentes do feedback presencial recebido e que permitem avaliar o processo de ensino/aprendizagem. Uma das principais características dos ambientes de ensino à distância é a ausência desse aspecto presencial encontrado nos ambientes tradicionais de ensino, caracterizados pela existência do contato direto entre professor e alunos. Por essa razão, ambientes de ensino à distância são desprovidos de mecanismos de avaliação informal. Este trabalho apresenta um modelo baseado em agentes para o suporte à avaliação informal no AulaNet - um Ambiente de Instrução Baseada na Web. Neste modelo, o processo de interação dos alunos com o ambiente de ensino desempenha um papel fundamental, fornecendo, aos professores, os mecanismos necessários a uma avaliação mais eficaz de seus alunos e do design instrucional.