english | português | español

Wearables para Apoiar a Aquisição de Representação Espacial por Indivíduos Cegos

Ugulino, W. Wearables para Apoiar a Aquisição de Representação Espacial por Indivíduos Cegos. Rio de Janeiro, 2014. 82p. PhD Thesis - Departamento de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Temas: Sistemas Embarcados, Design, Internet das coisas, Computação Móvel, Hardware, Estudo de Caso, Entrevista, Workshop, Prototipação

DocumentoDocumento ApresentaçãoApresentação

Abstract: A dificuldade de locomoção de pedestres cegos é um problema complexo constituído das dificuldades de percepção e de orientação. Parte da dificuldade de percepção é identificar pontos de referência, que é necessário para que indivíduos montem uma representação do espaço, orientem-se nesse espaço e definam trajetórias para se locomover. Nessa pesquisa, foram desenvolvidos e investigados wearables para apoiar indivíduos cegos a identificar pontos de referência. O primeiro Estudo de Caso foi realizado para investigar uma maneira de evitar o ?masking?, problema causado pela tecnologia que consiste numa sobrecarga cognitiva e no prejuízo temporário da capacidade do indivíduo de sensoriar o ambiente com seus sentidos. Para investigar o masking, foram realizados Estudos de Caso com participantes cegos e wearables propostos nessa pesquisa. A partir dos estudos, conclui-se que o wearable dessa pesquisa foi bem sucedido em evitar o masking e essa abordagem foi considerada uma alternativa válida para pesquisadores que investigam esse problema em outros contextos. No segundo Estudo de Caso, já com o masking controlado, concluiu-se que o wearable proposto nessa pesquisa possibilita aos indivíduos cegos explorar mais pontos de referência em relação à exploração exclusivamente com a bengala. Essa pesquisa contribui também com um conjunto de recomendações para projetistas de wearables para mobilidade de cegos.